Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42564

Compartilhe esta página

Título: Ensino da capoeira para pessoas com deficiência motora
Autor(es): SANTOS, Bruno Lima
Palavras-chave: Capoeira – estudo e ensino; Educação física para pessoas com deficiência
Data do documento: 10-Dez-2019
Abstract: Esse trabalho analisa o ensino da capoeira como processo de inclusão escolar. Metodologicamente, o desenho de pesquisa foi divido em três etapas: (1) levantamento de referencial teórico; (2) demonstração através de fotos dos movimentos da capoeira adaptado; e (3) elaboração de um plano de ensino que pode ser modificado de acordo com a necessidade dos educandos. Os resultados preliminares sugerem que a legislação para pessoas com necessidades especiais no mundo, de modo geral, e no Brasil, especificamente, tem avançado de forma protetiva e inclusiva. Em segundo lugar a capoeira pode ser um objeto importante de inclusão escolar. Por fim, os estudos sobre o tema ainda são escassos e precisam de maior atenção para que possamos compreender seu real impacto. Com esse trabalho, esperamos contribuir nos estudos sobre o tema e na visibilidade da capoeira como um mecanismo de inclusão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42564
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Santos, Bruno Lima.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons